sexta-feira, 15 de abril de 2011

PRIMEIRO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CARBONITA/MG

O Primeiro Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Carbonita, com apoio da APAE, foi realizado no dia 9 de abril na Escola Estadual Mestra Aurora deste município. A iniciativa do seminário partiu da Federação Nacional das Apaes (FENAPAEs) ao encaminhar a proposta à esta Secretaria Municipal de Educação, que por sua vez abraçou a causa prontamente.

O evento contou com a presença do prefeito Benedito Valter de Morais (Benezinho), do Vice-Prefeito José Pedro Duarte (Pedro do Dunga) e da secretária municipal de educação Lúcia Helena Martins (Lucinha), organizadora do evento. Também estava presente o palestrante Sebastião Mendes de Oliveira, portador de necessidades especiais nos membros superiores e de um belo currículo na área de Direito, em especializações e na representatividade dos direitos das pessoas com necessidades especiais.

Sebastião ministrou uma palestra repleta de sentimentos abordando a importância da educação em sua vida. Mencionou suas experiências pessoais como frustrações, decepções, amor familiar, valorização, estratégias para lidar com as situações, companheirismo, dedicação, preconceito, determinação, autonomia, conquistas, reconhecimento, entre outros. Tratou os temas Exclusão e Inclusão Escolar, Políticas Públicas, Direitos dos Portadores de Necessidades Especiais e Capacitação de Profissionais. Relatou sua história de vida, a exclusão que sofreu sendo recusado na escola, proibido de estudar, teve que se alfabetizar sozinho, com auxílio dos irmãos. Citou as dificuldades que teve em certos momentos, os preconceitos que passou, as situações humilhantes... Hoje Sebastião é pai, uma pessoa realizada, exemplo de coragem e força de vontade. Uma história emocionante de superação, conquistas e vitórias.

Alunos cadeirantes da APAE, junto com integrantes do grupo de dança local “Ritmos Mil”, fizeram uma apresentação demonstrando sua disposição. Houve também exposição de trabalhos artesanais feitos pelos próprios alunos da APAE.

Participaram também representantes das escolas das redes municipal e estadual, incluindo APAE, totalizando dez instituições de ensino. Estes representantes foram divididos em grupos de alunos, pais, professores e especialistas da Educação Básica que separadamente efetuaram um diagnóstico do processo de inclusão no município por meio de blocos de debates abordando os seguintes eixos: estrutura, socialização, aprendizagem e satisfação. As discussões foram bastante proveitosas e os participantes puderam expor seu olhar com relação aos alunos e suas respectivas escolas. Na plenária final, o relator de cada grupo efetuou uma síntese das discussões e apresentou as conclusões a todos os presentes no seminário.

Merece destaque a exposição da aluna da Escola Estadual Coronel Coimbra, Thaís Souza de Azevedo, integrante e relatora do grupo de alunos portadores de necessidades especiais. Thaís expôs as respostas do seu grupo com argumentação pessoal sobre cada uma delas, enfatizando suas dificuldades mesmo estando inserida em uma escola inclusiva. Fez colocações a respeito de seus sentimentos, situações de preconceito, depressão e tentativas de suicídio. Contou como, por sí própria, resolveu contornar esses problemas passando a não se ver mais como alguém inferior e sim como pessoa até melhor do que muitas ditas “normais”, mas com péssimas índoles e cometendo atrocidades. Um relato comovente e surpreendente porque apesar de suas dificuldades físicas, as pessoas estão acostumadas a ver esta jovem caminhando pela cidade, cumprimentando a todos sempre com um sorriso no rosto e muita simpatia.

O seminário envolveu todos os presentes, desde a equipe de organização até os convidados mais ilustres. Como a cidade possui pouco mais de nove mil habitantes, o palestrante parabenizou o município por este primeiro passo, visto que há cidades com um número muito maior de  habitantes e que também estão no primeiro seminário de inclusão.

Todos puderam aprender muito e sem dúvida alguma passarão a ter uma outra visão da vida.

APRESENTAÇÃO DE DANÇA COM ALUNOS DA APAE E RITMOS MIL
PALESTRANTE SEBASTIÃO COM O ALUNO RIAN
NA CANTINA
 
GRUPOS DE DISCUSSÃO (ALUNOS, PAIS E PROFESSORES)


CONVIDADOS


ARTESANATOS FEITOS PELOS ALUNOS DA APAE
CARTAZES DO EVENTO

4 COMENTÁRIOS:

Unknown disse...

Quero ressaltar que a palestra foi apenas parte do 1º Seminário de Educação Inclusiva da cidade de Carbonita (orgulhoso por ter participado deste momento que ficará para a história deste Município) o brilho, o belo e o explendor do evento ficou por conta dos participantes(professores, alunos e pais) e da organização, ousadia e sapiência do Prefeito Municipal em dar total apoio à Secretaria Municipal de Educação de Carbonita (represetada por "Lucinha" e sua equipe) para realização do evento.

Faço questão de destacar a brilhante participação da APAE de Carbonita, que vem desempenhando um papel importantíssimo para a valorização das Pessoas com Deficiência deste Município.

Carbonita deu exemplo de cidadania e sai na frente de muitos Municípios.

Finalizo parabenizando a Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Educação pela coordenação, organização e coragem em dar o primeiro passo em direção à Inclusão Social das Pessoas com necessidades Especiais de Carbonita.

Evelyn, parabéns pela organização do BLOG.

A todos, meu abraço e carinho.

Contem comigo sempre.

Cordialmente,

Sebastião Oliveira.
cianortedeminas@yahoo.com.br
(38)9963-0914 /(38)91631818
Excelência em serviços educacionais e consultoria empresarial.

marcos disse...

nossa adorei esta lendo a seu respeito.vc realmente.esta de parabéns.vc e uma incentivação para todos.

Anônimo disse...

gosto muito dessa escola por tem orgulho de ser aluno dessa escola maravilhosa!

Anônimo disse...

adorei este site muito legal!

Postar um comentário

VISITANTES