quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ESTAÇÃO CONHECIMENTO/AÇÃO EDUCAÇÃO EM CARBONITA


O terceiro encontro do Arranjo Norte promovido pela Estação Conhecimento, aconteceu aqui em Carbonita, nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2011. O encontro contou com a participação de representantes das secretarias de Educação e Esporte de vários municipíos que, durante esses três dias, apresentaram seus trabalhos, diagnosticaram, interagiram, planejaram e traçaram novos objetivos para os municípios envolvendo Esporte Educacional.

Os mediadores deste encontro, representantes da Vale que é patrocinadora do evento, foram Lívia Gavani, do CEDAC, e Caio Martins Costa, do Instituto Esporte Educação, que com muito profissionalismo, carinho e dedicação orientaram as atividades e os participantes do evento. Os municípios integrantes do Arranjo Norte são Angelândia, Aricanduva, Capelinha, a anfitriã Carbonita, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.

A abertura do encontro se deu com o Hino Nacional cantado pela aluna Dayane Benito da Escola da Estiva, moradora da comunidade de Riacho, seguido de um vídeo com o Hino de Carbonita. A secretária de Educação, Lúcia Helena Martins (Lucinha), apresentou aos participantes os outros secretários do município presentes, assim como os coordenadores educacionais, pedagógicos e equipe da SME.

A reunião seguiu com distribuição de material pelos mediadores e levantamento do número de alunos por municípios. O objetivo desse levantamento foi atentar para o tamanho da responsabilidade do Arranjo, tendo como visão o referido número de educandos.

Entre apresentações, leituras e discussões levantou-se tópicos relevantes de conquistas e dificuldades no desenvolvimento de Esporte Educacional nas cidades, sendo eles a valorização da construção do trabalho coletivo, planejamento participativo envolvendo também alunos, descentralização de decisões, registro de cada etapa do processo, inclusão de todos dentro de suas potencialidades e limitações (físicas e religiosas), conquista de parcerias, meios de divulgação, acessórios e vestuários, flexibilidade nas regras e na seleção de atletas, a escolha de modalidades, trabalho psicomotricista envolvendo as crianças menores, entre outros. Com relação ao planejamento, houve destaque para Angelândia pela formação de comitês.

Como é inevitável pensar em Educação sem pensar em política, os municípios levantaram questões como a importância da continuidade dos eventos pós a administração atual. A orientação recebida foi que a cobrança deva partir, principalmente, da comunidade, pois quando esta se apropria do evento, todos acabam se envolvendo.

Outro fator importante discutido foi a importância da parceria com outras secretarias, as cidades que conseguiram envolvimento efetivos destas, obtiveram um índice de sucesso melhor em seus resultados.

Discutindo fatores que envolvem Esportes de Rendimento e Esportes Educacionais, constatou-se a prioridade do futebol nos municípios e a necessidade da ampliação de modalidades a fim de atender um público maior; com isso, Caio citou o fato da mídia “fomentar as modalidades esportivas do país”.

Segundo Caio, a perspectiva do Esporte Educacional é fazer as crianças interagirem e o esporte de rendimento é interessante apenas quando já se está no momento de optar a respeito do que se quer. Para ele, “tratar criança como criança é fazer esporte para criança, criança brinca de esporte, diferente do esporte de adulto”.

Na apresentação do LSE (Levantamento da Situação Escolar), os municípios observaram a importância de atentar para os detalhes que normalmente passam despercebidos, e que ficaram mais notáveis a partir de um olhar direcionado.

No último dia do Arranjo, os encontristas fizeram uma visita à Escola de Abadia para observar, analisar, deixar alguma contribuição em idéias e “levar” um pouco da escola para suas cidades. Os alunos apresentaram a Dança da Fita demonstrando graça, ritmo e domínio dos movimentos. Com sua alegria contagiante, a coordenadora Tica recepcionou os educadores e apresentou, orgulhosa, os ambientes da escola, assim como a comunidade, cativando e emocionando-se ao ouvir elogios dos visitantes. O Pau-Brasil plantado no pátio da escola atraiu a atenção de todos.

Contudo, o evento foi um sucesso! Este é apenas um esboço do encontro entre profissionais de Educação e Esporte que, de forma interativa, com muita troca de exposição de idéias, discutiram com liberdade inúmeros assuntos. Os reprentantes deixaram um pouco do seu trabalho, levaram um pouco de cada município e voltaram para suas cidades contentes por estarem no caminho certo. Angústias devido algumas dificuldades foram dissolvidas, pois pôde-se perceber que problemas todos possuem, mas que com determinação, trabalho em equipe e amor pelo que se faz, as coisas se resolvem.

Ao final, Carbonita recebeu elogios pela hospitalidade, boa alimentação e limpeza das ruas. O prefeito Benedito Valter de Morais (Benezinho) e a secretária de Educação agradeceram e convidaram a todos para futuras visitas.

A equipe da Secretaria de Educação de Carbonita agradece por esta rica oportunidade em recebê-los e por todas as orientações recebidas, ansiosos pelo próximo encontro em Leme do Prado.


 






  


 



1 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

PArabéns pela cobertura SME de Carbonita!
Até Leme do Prado!

Helena - Minas Novas

Postar um comentário

VISITANTES